Roda de Competências do Síndico

Preencha o formulário ao lado e receba com exclusividade a Roda de Competências do Síndico, uma ferramenta gratuita que auxilia gestores no processo de autoconhecimento e no desenvolvimento de um perfil equilibrado para potencializar sua atuação em 12 competências.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Seus dados estão protegidos conosco.

Por que usar a ferramenta?


Inspirada na ferramenta "Roda da Vida", usada em processos de coaching, a nossa versão orienta síndicos a darem nota de 0 a 10 em 12 competências essenciais ao cargo, se autoavaliar e traçar planos de ação para se desenvolver e crescer ainda mais na sua atividade.

Quero usar a ferramenta gratuitamente

Ao fazer essa autoavaliação, o síndico terá uma percepção concreta de seu desempenho em cada uma das competências e trabalhar para se desenvolver e aprimorar habilidades para exercer o seu papel com mais excelência e profissionalismo.

Clique aqui e baixe da roda de competências

Como usar a Roda de Competências do Síndico?

Depois de baixar o arquivo da Roda de Competências, preencha com

notas de 0 a 10 para cada competência 

...e gerar a sua Roda, a ideia é que você reflita sobre ela e trace um plano de ações para conquistar um equilíbrio mais satisfatório de seu perfil de síndico no futuro. 

É importante ressaltar que essa avaliação é individual e pessoal, ou seja, não existe certo e errado e nem critérios específicos. É para te auxiliar no seu autoconhecimento e a concretizar a sua própria percepção nas competências do cargo de síndico.


Questione se o resultado te deixa feliz ou se gostaria que fosse diferente. Se for o caso, preencha novamente a Roda de Competências, avaliando com o mesmo sistema de notas as áreas que quer tornar prioritárias. A diferença entre as duas Rodas – presente e expectativa – é a necessidade de trabalho a ser feito.

Neste momento, dê sequência ao processo de autoconhecimento e pergunte-se: 

  • Quais competências têm as maiores notas?
  • Quais competências têm as mais baixas?
  • Quais são áreas prioritárias nesse momento?
  • Quais se afetam e de que maneira?

A partir daí, é possível ao síndico: 

  • Rever prioridades
  • Criar projetos nas diferentes áreas
  • Traçar planos de ação realizáveis e com metas.

Você poderá listar as ações por competência e estabelecer um prazo para concluir cada ação na própria planilha da Roda. O resultado pode ser surpreendente.

Para extrair o melhor da ferramenta, evite a superficialidade.

A Roda de Competências do Síndico permite que você se conscientize sobre as coisas, então, aprofunde-se.

Além disso, colocá-la numa gaveta também não é boa ideia: ao reavaliar sua Roda periodicamente, você se mantém atento ao próprio progresso.

Por isso, estabeleça uma periodicidade para a reavaliação e acompanhe o seu desenvolvimento pelo gráfico da aba “Evolução”.

Apresentação do arquivo editável

A Roda de Competências do Síndico é feita em um arquivo editável de Excel e seu uso é muito intuitivo. No arquivo, há 4 abas:

ABA 1 - Instruções de Uso:

Há uma apresentação da Roda de Competências e instruções sobre como usar a ferramenta

ABA 2 - Configurações da Roda de Competências:

Os parâmetros iniciais são 6 categorias e 12 competências. Mas você pode customizar, alterando os nomes das categorias e competências para as que são ideias para você.

ABA 3 - Sua Roda Hoje:

É aqui que a sua Roda de Competências vai ganhar a sua cara! Na Tabela 1, você vai dar nota de 0 a 10 para cada uma das 12 competências, a sua Roda vai ser preenchida automaticamente - você poderá imprimir ou gerar um PDF ao apertar o botão "Imprimir a Roda". Ao olhar para a imagem e refletir sobre os resultados, você preenche na Tabela 2 com as ações que você fará para melhorar os resultados e o prazo para executar cada uma delas. É aqui que, de tempos em tempos, você pode voltar para preencher a Roda novamente, depois de colocar seu plano em prática.

ABA 4 - Evolução da Roda:

Conforme você fizer uso da ferramenta, colocando as ações de melhoria em prática, colhendo resultados e voltando para a planilha para preenchê-la novamente com novas notas em sua reavaliação, você poderá visualizar graficamente a sua evolução.

Baixe o arquivo agora gratuitamente

Conteúdo exclusivo SíndicoNet.

Para mais modelos como este acesse: www.sindiconet.com.br